Remover células velhas poderia prolongar a vida humana

Renê Fraga
1 min de leitura

idosoAtravés da remoção células velhas, chamadas células senescentes, os pesquisadores foram capazes de poupar ratos de envelhecimento acelerado, como catarata, envelhecimento da pele e perda de massa muscular.

"Começamos a tratar os animais quando eles eram muito jovens, antes de começarem a estabelecer essas células senescentes," disse o pesquisador Darren Baker, da Faculdade de Medicina da Clínica Mayo, em Minnesota. "Como uma célula tornou-se senescentes iríamos removê-lo; vimos um efeito muito profundo."

Até uma certa idade, o organismo desempenha com eficiência o processo de limpeza de células senescentes (ou seja, células velhas). Porém, à medida que vamos envelhecendo, o nosso organismo vai perdendo essa capacidade de limpeza.

Mesmo nos animais mais velhos, que já estavam doentes, embora os efeitos da idade não tenham sido revertidos, os músculos e a deposição de gordura não mostraram mais sinais de envelhecimento.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário