Auto-diagnóstico através da saliva no celular

Renê Fraga
1 min de leitura

touchscreen

Dois cientistas coreanos têm previsto um futuro em que seu telefone poderá diagnosticar a doença  que você tem.

Hyun Gyu Park e Byoung Yeon Won coreano no Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia está trabalhando em uma maneira de analisar a sua própria saliva, de sangue ou urina através de um smartphone para auto-diagnosticar doenças como a gripe ou intoxicação alimentar.

A idéia depende de um método para aproveitar a forma como o touchscreen é usado para armazenar carga elétrica – conhecidos como a sua capacitância. A sensibilidade de telas sensíveis ao toque capacitivo poderia ter uma utilidade muito maior do que apenas escrever tweets.

"Uma vez que estas telas sensíveis ao toque são capazes  detectar alterações de capacitância muito pequenos, eles poderiam servir como plataformas de detecção altamente sensível para biomarcadores da doença", disse Park.

A tecnologia ainda não é capaz de identificar patógenos individuais, mas existe a capacidade para diferenciar concentrações como um primeiro passo nesse sentido.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário