Estrela gira a mais de 2 mi de km por hora

Renê Fraga
1 min de leitura

vfts-102

O grande Telescope do Observatório Europeu do Sul (ESO) descobriu a mais rápida estrela em rotação. De acordo com o ESO, a jovem estrela de massa elevada, que situa-se na nossa galáxia vizinha, a Grande Nuvem de Magalhães, a cerca de 160.000 anos-luz de distância.

A VFTS 102, como foi chamada, gira a mais de dois milhões de km por hora, quase 300 vezes mais depressa do que o Sol.

Os astrônomos descobriram também que a estrela, que tem cerca de 25 vezes a massa do Sol e é cerca de cem mil vezes mais brilhante, se desloca no espaço a uma velocidade muito diferente da das suas companheiras.

A diferença em velocidade poderia apontar para o fato da VFTS 102 ser uma estrela fugitiva – uma estrela que foi ejetada de um sistema de estrelas após uma supernova.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário