Novo curativo ajuda na cicatrização de feridas

Renê Fraga
2 min de leitura

novo-curativoPesquisadores desenvolveram um curativo que estimula e direciona o crescimento dos vasos sanguíneos na superfície de uma ferida.

A bandagem, chamado de "selo microvascular," contém células vivas que proporcionam fatores de crescimento para tecidos danificados em um padrão definido.

Embora o conceito de adição de fatores de crescimento para curativos em um esforço para a cura de auxílio não seja nova, esta pesquisa é o primeiro estudo a adicionar células vivas para estimular o crescimento dos vasos sanguíneos.

O "selo" poroso de 1 cm de diâmetro, feito de camadas de um hidrogel composto de polietileno glicol e alginato metacrílico. Pesquisadores tem presenciado muitos usos para este método ao estimular o crescimento de novos vasos sanguíneos.

"Qualquer tipo de tecido que você quer reconstruir, incluindo osso, músculo ou da pele, é altamente vascularizado", disse o professor Hyunjoon Kong, da Universidade de Illinois. "Mas um dos grandes desafios na recriação de redes vasculares é como podemos controlar o crescimento e espaçamento de novos vasos sanguíneos".

"A habilidade funcional de vasos sanguíneos nesta escala em tecidos vivos não foi demonstrada antes", disse Bashir. "Podemos agora escrever características nos vasos sanguíneos."

"Esta é uma primeira demonstração de que os vasos sanguíneos são controlados por biomateriais", disse Kong.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário