Por que nós ainda temos pêlos?

Renê Fraga
2 min de leitura

peludoPêlos no corpo humano podem parecer inútil no homem moderno de hoje, mas poderia ajudar-nos a detectar parasitas, dizem pesquisadores, acrescentando que há uma chance nossos ancestrais femininos tivesse a preferência por um companheiro livre de insetos, e assim optava por caras mais peludos.

Os seres humanos parecem relativamente sem pêlos em comparação com nossos parentes mais próximos, mas a densidade de folículos pilosos em nossa pele é realmente o mesmo de um macaco de nosso tamanho.

Agora os cientistas a encontraram a razão de que pêlos finos são mais úteis  – pessoas mais peludas tem uma chance mais fácil de detectar percevejos.

Os investigadores recrutaram 29 voluntários estudantes universitários através do Facebook e raspou um pedaço de cabelo de um de seus braços. Os cientistas então testaram quanto tempo levou os voluntários para detectar percevejos colocados em cada braço e quanto tempo levou os parasitas para encontrar um bom lugar para se alimentar.(Os insetos  foram removidos antes de começarem a alimentação.)

Os pesquisadores descobriram que os pêlos deram mais chance as pessoas de detectarem os percevejos pois os pêlos serviram como detectores de movimento. O cabelo também prolongou o tempo que levou os parasitas para encontrar lugares para se alimentar, presumivelmente porque impediu o movimento, disse Siva-Jothy a LiveScience.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário