Será que algum dia seremos capazes de falar com os animais?

Renê Fraga
1 min de leitura

golfinho-fala

Este ano, enormes progressos têm sido feitos no entendimento das vocalizações não-humanas. Mas será que vamos ser capazes de manter conversas significativas com outra espécie, de tal forma que ambos os lados entendem um ao outro?

Todos os anos grandes avanços são feitos na compreensão vocalizações animais, mas apesar disso ainda há um longo caminho a percorrer antes que possamos entender completamente o que os animais como golfinhos se comunicam uns com os outros.

John Stuart Reid e Jack Kassewitz da organização "Fala Dolphin" , por exemplo, desenvolveram um dispositivo com que eles esperam para interpretar os sons que os golfinhos fazem. Houve também avanços no estudo do sobre os latidos dos cachorros e vocalizações de um chimpanzé.

Poderíamos usar equipamentos especiais para reproduzir tais sons, mas se isso é possível e os sons são decifrados, comunicação significativa com os golfinhos, por exemplo, poderiam ser uma realidade.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
1 comentário