Língua humana é capaz de detectar sabor de gordura

Renê Fraga
1 min de leitura

lingua-humana

Por gerações, os cientistas pensavam que a língua humana poderia detectar apenas quatro sabores básicos: doce, azedo, salgado e amargo. Em seguida, um quinto foi descoberto, "umami" ou salgados. Agora, os pesquisadores identificaram uma previamente um não reconhecido  sexto sabor: gordura.

Uma equipe nos Estados Unidos descobriu que a língua humana é capaz de detectar e degustar moléculas de gordura. A descoberta significa que a língua é capaz de detectar seis sabores – doce, azedo, salgado, amargo, umami e agora gordura.

A equipe descobriu o novo sabor depois de encontrar receptores químicos na papilas gustativas da língua, que pode pegar moléculas de gordura. "O objetivo final é entender como a nossa percepção da gordura nos alimentos pode influenciar os alimentos que comemos e as qualidades de gordura que consumimos", disse o pesquisador Professor Nada Abumrad.

Os pesquisadores esperam que a sua descoberta pode ser explorada para combater a obesidade, aumentando a sensibilidade das pessoas à gordura na sua alimentação.

Além dos gostos básicos, outros aspectos de sabor dos alimentos, na verdade vêm do olfato e são detectados no nariz.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário