Tecnologia possibilita o crescimento de veias e artérias em laboratório

Renê Fraga
1 min de leitura

vasos-sanguineos

Pesquisadores da Universidade de Cambridge anunciaram ter criado uma tecnologia capaz de conseguir crescer, em laboratório, todos os três tipos principais de células que compõem as paredes de um vaso sanguíneo. 

Trabalhando ao longo dos últimos quatro anos eles usaram as células de pele de pacientes para a fabricação de diferentes tipos de células musculares lisas vasculares.

Com a possibilidade de crescer veias e artérias em escala industrial, a descoberta pode revolucionar a medicina, fornecendo os vasos sanguíneos para ajudar pacientes com doenças cardiovasculares, pacientes de diálise renal e vítimas, mesmo em trauma.

Tentativas anteriores de produzir veias em laboratório têm exigido plasma animal que pode conter toxinas prejudiciais aos seres humanos enquanto, que este novo método,  as células do próprio paciente são utilizadas.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário