Médicos da Turquia anunciam transplante inédito de quatro membros

Renê Fraga
1 min de leitura

transplante

Primeiro transplante de quatro membros foi realizada por cirurgiões em um hospital turco que conectou dois braços e duas pernas em um homem jovem. A operação levou 20 horas para ser concluída e exigiu 50 médicos para ajudar a prender os membros.

É a primeira operação desse tipo no mundo e exigiu uma equipe de 50 médicos para completar. A Turquia também tem visto alguns outros únicos procedimentos cirúrgicos nos últimos tempos, incluindo dois transplantes de rosto, uma das quais sobre um homem que perdeu 70% de seu rosto quando ele tinha dois anos depois que uma TV explodiu.

O reitor da Universidade de Hacettepe, Murat Tuncer, resumiu o espetáculo e a complexidade da operação numa simples frase: “num transplante de órgãos desta dimensão, mais de 50 por cento do corpo foi modificado".

Infelizmente, nem tudo correu bem: após a operação surgiram complicações cardiovasculares que obrigaram os clínicos a retirar um dos membros transplantados. Segundo um comunicado avançado pelo hospital, "o Conselho Superior Científico decidiu retirar uma da pernas do paciente, depois do seu sistema cardiovascular ter-se revelado incapaz de suportar este membro".

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário