Crateras em Marte podem revelar antigos reservatórios de água

Renê Fraga
1 min de leitura

marte-crateras

A Agência Espacial Europeia (ESA) descobriu nas encostas de um dos maiores vulcões de Marte alguns vestígios que podem dar indicações interessantes sobre a busca de vida microscópica fora da Terra.

As fotografias foram feitas em junho na região de Tharsis, caracterizada por três grandes vulcões, revelaram uma série de depressões circulares.

Para a agência, a suposição mais interessante seria se essas cavidades tivessem sido criadas por água subterrânea, como ocorreu na península mexicana do Yucatán nos famosos ‘cenotes’, depósitos formados pelo desmoronamento dos tetos das cavernas e a dissolução da rocha.

No entanto, a agência não descartou que se trate de simples sulcos na crosta de Marte, nas quais podem se formar as cavidades descobertas.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário