Geleiras do Himalaia crescem apesar do aquecimento

Renê Fraga
1 min de leitura

geleiras-himalaia

Apesar de se falar tanto sobre o aquecimento global, as camadas de gelo das geleiras do Himalaia parecem estar crescendo.

Durante um período de nove anos cientistas franceses criaram um mapa em 3D de uma parte do Himalaia, que mostrou que, enquanto as geleiras em todo o mundo são reportadas como estarem encolhendo de tamanho, estas parecem ser cada vez maiores.

Os resultados continuam a alimentar a polêmica sobre o verdadeiro impacto da mudança climática.

"Em nosso mundo em aquecimento, há regiões da Terra onde, por alguns anos ou décadas, a atmosfera o aquecimento ou resfriamento é mesmo", disse o líder do projeto Julie Gardelle.

"Portanto, não é realmente uma grande surpresa que existem algumas regiões onde a temperatura não está subindo e Karakoram pode ser um desses."

Na cordilheira de Karakoram, na fronteira do Paquistão e China, as geleiras têm desafiado o aquecimento global para se tornar um pouco maior em mais de uma década, disseram os pesquisadores.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário