Ossos humanos cultivados a partir de células-tronco

Renê Fraga
1 min de leitura

osso-humano

Os cientistas conseguiram cultivar ossos humanos em laboratório usando células-tronco retiradas de tecido adiposo. A pesquisa visa proporcionar a criação de ossos de reposição para uso em transplantes e outras operações.

Em cerca de um mês, os cientistas conseguiram fazer os ossos humanos crescerem em vários centímetros, tudo a partir de células-tronco.

"Há uma necessidade de ossos artificiais para lesões e em operações", disse o professor Avinoam Kadouri. "Nós usamos estruturas tridimensionais para fabricar o osso em forma direita e geometria. Podemos fazer esses ossos crescerem fora do corpo e depois transplantá-los para o paciente no momento certo."

O desenvolvimento abre o caminho para que pacientes com ossos quebrados, reparado ou substituído possam corrigir seus problemas através de novos ossos cultivados fora do corpo a partir de células do próprio paciente.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
2 Comentários