Pesquisadores desenvolvem pintura com energia solar

Renê Fraga
1 min de leitura

pintura-solar

Pesquisadores da Rice University desenvolveram uma bateria de iões de lítio que pode ser pintado em praticamente qualquer superfície.

Neelam Singh e sua equipe passaram um grande tempo na mistura e na camada individual que compõe os elementos das baterias; dois coletores de corrente, um cátodo, um ânodo e um separador de polímero.

A equipe experimentou as baterias pulverizando a tinta em superfícies diversas, incluindo azulejos de cerâmica. O resultado foi similar a um painel solar, com a energia armazenada no circuito era capaz de ligar um conjunto de LEDs para seis horas.

"Isso significa que a embalagem tradicional de baterias, deu lugar a uma abordagem muito mais flexível que permite todos os tipos de design novo e possibilidades de integração de dispositivos de armazenamento", disse cientista de materiais Pulickel Ajayan.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário