Controlando um computador com os seus olhos

Renê Fraga
1 min de leitura

rastreador-de-olhos

Um dispositivo poderia fornecer a milhões de pessoas com deficiência uma maneira de interagir com computadores. O dispositivo trabalha por meio do movimentos dos olhos através da tecnologia de sensor de movimento semelhante ao Nintendo Wii Remote e Kinnect da Microsoft, no XBox.

Conhecido como GT3D, o mecanismo consiste em um par de óculos com câmeras montadas que constantemente tiram fotos dos olhos e calculam as interações baseadas em no que vê.

"Fundamentalmente, temos conseguido algumas coisas: nós construímos um sistema de rastreamento de olho 3D mais barato do que os sistemas comerciais e será usado para construir uma interface em tempo real de cérebro-máquina em que permitirá aos pacientes interagem de forma mais suave e mais rapidamente com as tecnologias existentes", disse neurotecnologia palestrante Dr. Aldo Faisal.

Milhões de pessoas que sofrem de esclerose múltipla, Parkinson, distrofia muscular, lesões da medula espinhal ou amputados poderão em breve interagir com seus computadores e ambientes usando apenas seus olhos, graças a um novo dispositivo, que custa menos de US$ 40.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
1 comentário