Será que o Sputnik realmente caiu na Escócia?

Renê Fraga
2 min de leitura

sputnikDetalhes tem surgido de uma equipe de resgate que se deparou com supostos restos do Sputnik em 1962.

Sputnik foi o nome dado a uma série de satélites lançados pela União Soviética e que recomeçou a corrida espacial. Em 1962 um pastor relatou ter encontrado restos estranhos de um satélite em Terras Altas da Escócia, o que levou uma equipe de resgate a ir até a montanha para investigar.

"Eles encontraram vários fragmentos", disse um membro da equipe de resgate.

"Eles incluíam uma parte em russo e imagens explicando sobre o que fazer caso o satélite fosse encontrado caído, e que a recompensa seria dado para o seu retorno. Um dos membros da equipe disse que eles foram orientados a manter silêncio sobre o que eles descobriram."

"Quando ele me contou a história pela primeira vez pensei que era um mito urbano, mas ele me convenceu e eu acredito que definitivamente encontrou um Sputnik caiu."

O Sputnik foi o primeiro satélite artificial da Terra. Foi lançado pela União Soviética em 4 de outubro de 1957 na Unidade de teste de foguetes da União Soviética atualmente conhecido como Cosmódromo de Baikonur.

O Sputnik era uma esfera de aproximadamente 58,5 cm e pesando 83,6 kg. A função básica do satélite era transmitir um sinal de rádio, "beep", que podia ser sintonizado por qualquer radioamador nas frequências entre 20,005 e 40,002 MHz, emitidos continuamente durante 22 dias até 26 de outubro de 1957, quando as baterias do transmissor esgotaram sua energia.

O satélite orbitou a Terra por seis meses antes de cair.

BBC

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
1 comentário