Tártaro dental em neandertal revela indícios de medicina

Renê Fraga
1 min de leitura

neanderthal

Estudos relacionados aos dentes dos Neandertais revelaram algumas das primeiras evidências conhecidas de traços de auto-medicação.

Enquanto se pensava que os neandertais teriam comido quase nada além de carne, uma nova pesquisa revelou uma ampla gama de alimentos em sua dieta, incluindo as matérias com benefícios medicinais.

Algumas amostras de tártaro revelaram ingestão de milefólio (um adstringente) e camomila, uma planta útil por suas propriedades anti-inflamatórias.

"É muito surpreendente que as plantas que fomos capazes de identificar com segurança foram aqueles com um gosto amargo e sem qualidades nutricionais -, mas com conhecidas propriedades medicinais ", disse Karen Hardy, do Instituto Catalão de Pesquisa e Estudos Avançados em Barcelona.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário