A medicina regenerativa é possível?

Renê Fraga
1 min de leitura

medicina-regenerativa

É possível que alguém que perdeu uma perna ou um braço ter seu membro amputado regenerado?

É um conceito que tem sido um grampo de ficção científica por muitos anos, mas na realidade não há atualmente nenhuma maneira de regenerar um membro ausente na forma que alguns animais, como as salamandras são capazes.

O pesquisador de medicina regenerativa Koudy Williams acredita que o conceito não é tão improvável quanto possa parecer. "Estamos trabalhando em projetos de longo prazo para regenerar dedos e membros", disse ele.

Um método para permitir uma forma de regeneração é a utilização de algumas das células do próprio paciente para crescer um órgão de substituição em um laboratório, uma outra seria injetar células curadas em um órgão doente para gerar uma iniciativa de regeneração.

"O corpo sabe o que precisa para curar", disse Williams. "Nós trabalhamos para ver se podemos melhorar o processo."

"O corpo tem a capacidade de curar naturalmente", diz Williams."Quando há uma lesão, as células liberam substâncias conhecidas como quimiocinas que atraem outras células para promover a cura."

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário