O que teria acontecido se a Apollo 11 ficasse presa na Lua?

Renê Fraga
1 min de leitura

apollo11

O que teria acontecido se a tripulação da Apollo 11 tivesse sido incapaz de decolar novamente a partir da superfície lunar?

Ao longo da história, a Apollo 11 enfrentou o pouso na Lua mais delicado de todos os tempos. Quando Armstrong e Aldrin pousaram na superfície não havia garantia de que eles seriam capazes de decolar novamente.

Enquanto os engenheiros fizeram tudo ao seu alcance para tornar a nave tão confiável quanto possível, ainda havia uma chance de que os dois homens poderiam acabar presos lá. Devido a este risco, tanto a NASA e o presidente Nixon tinham um plano de contingência se o pior viesse a acontecer.

Michael Collins, astronauta que estava em órbita, teria sido obrigado a voltar para a Terra sozinho, enquanto Nixon teria feito um anúncio especial em homenagem a Armstrong e Aldrin.

A NASA, por sua vez, teria mantido contato com eles até o fim e um padre teria falado com eles no rádio, recomendando suas almas para o paraíso. Felizmente, no entanto, este plano nunca foi necessário, até à data atual todos os astronautas da Nasa voltaram vivos da Lua.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário