Tempestades solares podem colocar mundo em alerta

Renê Fraga
1 min de leitura

tempestade-solar

Um ciclo de atividade solar, que pode durar 10 anos, poderia colocar a Terra em risco devido a ruptura causada pelas tempestades solares, colocando em risco as redes elétricas, satélites e sistemas de comunicação, o que tem levado muitos governos mundiais a tomarem precauções caso o pior aconteça.

Embora esses eventos sejam  raros, tempestades solares estão se tornando cada vez mais proeminente juntamente com tsunamis e vulcões. A grande última tempestade solar, que ocorreu 150 anos atrás, apresentando um risco real de 12% a cada dez anos.

Mesmo no caso de tempestades menores, estas podem causar problemas – em 1989, uma tempestade solar foi acusada promover um apagão em Quebec, afetando vários milhões de pessoas durando nove horas.

Cientistas acreditam que uma forte tempestade solar poderia ocorrer nos próximos dois anos.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
2 Comentários