Equipe russa alcança lago abaixo do gelo antártico

Renê Fraga
1 min de leitura

gelo-antartico

Levou mais de 20 anos, mas os cientistas de perfuração através do gelo, finalmente chegaram ao lago Vostok.

Em uma conquista que tem sido comparada como a de colocar um homem na Lua, a equipe russa de cientistas finalmente conseguiram alcançar o lago de água doce oculto localizado nas profundezas o gelo da Antártida.

A equipe de perfuração desceu mais de 4 quilômetros em um local a leste do pólo sul. O ambiente frio e escuro do lago foi intocado por 20 milhões de anos e os cientistas agora esperam ter a oportunidade única de estudar tanto a vida microbiana antiga quanto a que poderia existir abaixo da superfície de gelo de Europa e Enceladus.

"No sentido mais simples, pode transformar a nossa forma de pensar sobre a vida", disse o cientista chefe da Nasa Waleed Abdalati.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário