Ilha desconhecida aparece no litoral de Santa Catarina

Renê Fraga
2 min de leitura

ilha-santa-catarina

Um estranho objeto, em formato de Ilha, foi avistado há poucas semanas em Imbituba, na Praia da Vila e em Laguna, no Mar Grosso. Cientistas locais acreditam em houve uma miragem na divisa dos dois municípios.

Segundo o professor de Física e mestrando em Educação, Cléder Schulter, de Braço do Norte, a refração explica as imagens vistas nas duas praias. 

As condições climáticas do dia teriam sido favoráveis à ocorrência da miragem, pois as temperaturas estavam baixas ao amanhecer e ao longo do período se elevaram, chegando próximo aos 30°C.

“A refração é o fenômeno onde um raio de luz muda de direção ao passar de um meio para o outro. Isso ocorre porque a luz apresenta velocidade diferente em diferentes meios. No caso da imagem formada no mar, o raio de luz não passou de um meio para outro, mas ali a refração pode ter sido causada devido à formação de “camadas” de ar de diferentes temperaturas, sendo que a temperatura do ar deve crescer com o aumento da altura em relação à superfície do mar”, explica Cléder.

Em Laguna, o fenômeno também foi visto e gravado pela dona de casa Patrícia Mello. A ilusão de ótica, também conhecido como Fata Morgana, pode ter ocorrido devido a inversão térmica.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
11 Comentários