Dispositivo de interferência para discursos ganha Prêmio Nobel

Renê Fraga
1 min de leitura

interferencia-sonora

Para quem não aguenta ouvir alguém falar por horas e horas, dois pesquisadores japoneses têm a solução. Dois pesquisadores japoneses inventaram um dispositivo que pode parar o mais ardoroso tagarela.

Celebrado com um Prêmio Nobel lg – o prêmio que visa premiar os mais estranhos e bem-humoradas descobertas científicas – o dispositivo ‘SpeechJammer " tem a capacidade de repetir a voz do locutor de volta para ele com um atraso pequeno de alguns milissegundos, que produz um efeito que é confuso e irritante o suficiente para atrapalhar em seu discurso.

"Esta tecnologia … também poderia ser útil para garantir que alto-falantes em uma reunião se revezem de forma adequada, quando um participante especial continua a falar, privando os outros da oportunidade de dar sua contribuição", disse Kurihara. "Ganhar um Ig Nobel tem sido o meu sonho como um cientista louco."

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário