Os romanos produziram gases de efeito estufa?

Renê Fraga
1 min de leitura

LA  la-oe-0122-oreskes-greenland

Um novo estudo revelou que a produção de gases de efeito estufa não se limitou à idade moderna.

Quando pensamos em aquecimento global, tendemos a pensar de fábricas produzindo gases de efeito estufa para a atmosfera, mas agora parece que a produção desses gases prevalecia muito antes de industrialização e muito antes que alguém soubesse sobre mudanças climáticas.

Os antigos impérios romano e chinês teriam sido contribuintes com grande queimas de matéria vegetal ao liberando milhões de toneladas de gás metano para a atmosfera.

"As quantidades são muito menores, porque havia menos pessoas na Terra", disse o líder do estudo Celia Sapart. "Mas a quantidade de metano emitida por pessoa foi significativa."

As conclusões foram baseadas em uma análise de amostras do núcleo de uma camada de gelo da Groenlândia. Datado com 2.000 anos, pequenas bolhas de ar de diferentes períodos da história ofereceu aos cientistas uma visão da mudança química da atmosfera.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário