Abelhas podem morder tão bem quanto picar

Renê Fraga
1 min de leitura

abelha-mordidaAs abelhas são conhecidas por suas picadas dolorosas, mas surpreendentemente eles também são capazes de morder e paralisar.

Em objetos que são muito pequenas para picar, as abelhas usam suas mandíbulas para morder o inimigo e paralisá-lo com um anestésico de cobra.

Tais medidas defensivas são particularmente úteis na remoção de parasitas, como o ácaro da colméia. A descoberta é crucial no desenvolvimento de maneiras para ajudar as abelhas combater os vírus que estão contribuindo para o seu declínio.

"É surpreendente que esta segunda linha de defesa de abelhas passou despercebido por tanto tempo", disse o Dr. Alexandros Papachristoforou. "Apicultores estão surpresos com a nossa descoberta e é susceptível de provocar uma reflexão radical sobre algumas crenças de longa data. Ela provavelmente irá estimular a pesquisa de abelhas em muitas direções novas."

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário