Cientistas enfrentam prisão por não prever terremoto

Renê Fraga
1 min de leitura

terremotoSeis cientistas italianos podem pegar até seis anos de prisão, porque eles não conseguiram prever um terremoto.

Os sismólogos faziam parte da Comissão Nacional de Previsão e Prevenção de Grandes Riscos, quando um tribunal os considerou culpados de fornecer "inexata, incompleta e contraditória" a informação sobre um terremoto que ocorreu em L’Aquila em abril de 2009.

A decisão provocou um clamor internacional significativo, incluindo uma carta aberta ao presidente italiano, da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

"Anos de pesquisa, muito do que realizado por cientistas ilustres em seu próprio país, têm demonstrado que não há um método científico para a previsão de terremotos que podem ser seguramente utilizados para avisar os cidadãos de um desastre iminente", dizia a carta que foi assinada por 5.000 cientistas.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário