Gases presos no permafrost poderiam ser liberados

Renê Fraga
1 min de leitura

efeito-estufaGrandes quantidades de gases de efeito estufa poderiam ser liberados para a atmosfera durante o próximo século.

Acredita-se que 850 bilhões de toneladas de carbono e 44 bilhões de toneladas de nitrogênio armazenados dentro do permafrost ártico, uma verdadeira bomba-relógio de gases de efeito estufa, poderia ser lançado do solo e aquecer o planeta nas próximas décadas.

Se isso acontecer, então os gases iriam contribuir substancialmente para o aquecimento global, agravando o problema existente.

"Enquanto o permafrost das latitudes polares podem parecer distantes e desconectados das atividades cotidianas da maioria de nós, o seu potencial para alterar a habitabilidade do planeta quando desestabilizado é muito real ", disse o diretor EUA Geological Survey Marcia McNutt.

A liberação de carbono e nitrogênio no permafrost poderia agravar o fenômeno do aquecimento e terá um impacto sistemas de água em terra e no mar de acordo com cientistas da USGS e seus colaboradores nacionais e internacionais.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário