Bigodes poderiam ajudar os cegos a ver?

Renê Fraga
1 min de leitura

bigode

Os ratos usam seus bigodes para ajudar a sentir o mundo ao seu redor – Poderia o mesmo ocorrer com os seres humanos

Os pesquisadores realizaram um experimento em que voluntários vendados tinham um bigode de plástico e traziam sensores de força inerentes a cada mão.

Os voluntários foram colocados em uma cadeira com dois postes verticais em cada lado. Um pesquisador pediu, então, para determinar qual era o mais distante.

À medida que a experiência progrediu, o deslocamento os postes foi reduzido até que os voluntários não fossem mais capazes de distinguir qualquer diferença.

Os resultados indicaram que os voluntários haviam sido capazes de lidar com os seus sensores no bigode rapidamente.

"Tanto a visão e tato são baseadas em matrizes de receptores que varrem o mundo exterior de forma ativa", disse o professor Ehud Ahissar.

"Nossos resultados revelam novos princípios de sensoriamento ativo mostraram que a ativação de um novo sentido artificial de uma forma pode ser muito eficiente."

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário