FBI explica memorando sobre OVNIs em 1950

Renê Fraga
3 min de leitura

memo-ovni

Em 22 de março de 1950, o agente especial Guy Hottel enviou um memorando de uma página para o diretor do FBI J. Edgar Hoover.

Mais de seis décadas depois, ele é o arquivo mais popular no cofre digital do FBI desde seu lançamento em 2011, sob a Lei de Liberdade de Informação.

A Secretaria também nunca comentou sobre o memorando – até agora.

Em um artigo publicado esta semana, o FBI finalmente oferece algum contexto.

O documento se tornou um viral em 2011, estimulando a especulação de que o FBI tinha recuperado – e coberto – uma prova sólida de vida extraterrestre. A agência gobernamental, por outro lado, diz que a "prova" é um "hoax particularmente durável".

De International Business Times:

"Essa história começa a partir de Fick Rudy, um negociante de carro local.
Fick afirmava conhecer dois homens, um IJ Van Horn e Jack Murphy, que dizem ter obtido a história de um outro homem chamado Coulter – um gerente de publicidade da estação de rádio chamado George Koehler. Koehler, por outro lado, diz que a história é de Silas Newton.

A fraude começa com Newton e seu cúmplice, Leo A. Gebauer. Newton e Gebauer vendiam Doodlebugs – dispositivos que poderiam supostamente encontrar petróleo, gás, ouro, ou qualquer outra coisa que o alvo do golpe estava interessado em encontrar.

A diferença entre Newton e Gebauer e muitos outros que o precederam é que eles disseram que seus Doodlebugs eram melhores porque foram baseados em tecnologia alienígena.

Os dois homens disseram Frank Scully, colunista do Variety, sobre o acidente com um OVNI. Não houve outras testemunhas. Scully afirmou em seu livro que Newton e Gebauer diziam que os militares tinha tomado a nave para investigação secreta.

Enquanto isso, a história da tecnologia alienígena despertou o interesse de JP Cahn do San Francisco Chronicle. Cahn conseguiu convencer Newton e Gebauer a dar-lhe uma amostra do metal alienígena, que acabou por ser apenas alumínio."

Os autores da fraude foram condenados, mas a história não foi embora.

Ela foi, sem surpresa, ligado ao suposto incidente de Roswell, que teve lugar em 1947. O FBI esclarece os dois não estão conectados, e embora Hoover tenha pedido a seus agentes para investigar os avistamentos de OVNIs, eles fecharam a prática após o memorando Hottel.

Então, talvez o FBI não acho que valeu a pena olhar para, como o departamento sugere. Ou talvez eles realmente estão escondendo alguma coisa.

FBI UFO Memo (1950) by United Press International

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário