Robôs da NASA em Marte não receberão comandos em abril por causa da posição do Sol

Renê Fraga
1 min de leitura

marte-sol

Um alinhamento planetário desfavorável vai forçar a NASA a tornar sua frota de robõs em exploradores em Marte auto-suficientes no próximo mês.

Os controladores da missão não vão poder enviar comandos durante o mês de abril, porque o sol vai estar entre a Terra e o planeta vermelho durante esse tempo.

A estrela pode perturbar e degradar comunicações interplanetárias e os manipuladores de naves espaciais não querem correr nenhum risco.

"Receber um comando parcial poderia confundir a nave, colocando-a em perigo", explicaram os oficiais da NASA em um vídeo publicado terça-feira (19) pela agência Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia.

Transmissões da Terra para o rover Curiosity em Marte estão programados para ser suspenso a partir de 4 abril a 1 maio, disseram autoridades. Nenhum comando será enviado para Curiosity e Opportunity a partir desta data.

Ambos os rovers continuarão a fazer o trabalho de ciência estacionária em todo o conjunto período, contando com comandos enviados a eles de antemão.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário