Cérebro mais velho fica muito cheio para novas memórias

Renê Fraga
1 min de leitura

cerebro

Dificuldades de aprendizagem relacionadas com a idade pode ser atribuída ao fato de que simplesmente o cérebro fica sem espaço para memória.

Neurocientistas da Faculdade de Medicina da Geórgia realizaram uma pesquisa que sugere que o cérebro de uma pessoa mais velha é tão capaz de criar fortes conexões sinápticas como um jovem pessoa.

Em vez disso, os problemas com a memória com a idade têm mais a ver com a nossa incapacidade para enfraquecer as conexões existentes para liberar a capacidade para absorver novas.

"O que nosso estudo sugere é que não é apenas o reforço das conexões, mas o enfraquecimento do outro conjuntos de conexões que cria um padrão global de conectividade sináptica que é importante a longo prazo na formação da memória", disse o autor do estudo, Dr. Joe Z. Tsien.

Aprendizagem torna-se mais difícil, não pelo fato do envelhecimento dificultar a absorção de novas informações, mas porque deixamos de esquecer as coisas antigas, dizem os pesquisadores.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário