Por que a chuva cheira tão bem?

Renê Fraga
1 min de leitura

chuva

O que cria o cheiro de chuva fresca quando você se aventura a sair de casa após uma chuva forte?

Encontrar as origens do aroma da chuva foi o principal foco de dois cientistas australianos que em 1964 iniciaram um esforço para investigar o fenômeno.

Em um artigo intitulado "A natureza do Odor Agrillaceous", Isabel Joy Bear e RG Thomas cunhou o termo "Petrichor" para ajudar a descrever o cheiro de chuva fresca.

Descobriu-se que uma das principais fontes do aroma é a mistura de alguns óleos de plantas que secretam durante os períodos secos.

Quando a chuva chega, a partir de compostos, os óleos são misturados e libertado para o ar, juntamente com geosmina, uma substância química produzida por bactérias no solo.

"É um aroma muito agradável, uma espécie de cheiro almiscarado", disse o especialista em solo Bill Ypsilantis. "Você também vai sentir quando você estiver em seu jardim e mexer no solo."

Se você já percebeu este perfume misterioso e se perguntou o que era responsável por isso, você não estava sozinho.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário