Genes ‘Adão’ e ‘Eva’ descobertos

Renê Fraga
1 min de leitura

Human sex-determining chromosomes: X chromosome (left) and the much smaller Y chromosome.

Todo ser humano macho vivo hoje pode traçar suas origens a um único homem que viveu mais de 135.000 anos atrás.

Este ‘Adam’ genético da raça humana teria provavelmente vivido em torno do mesmo tempo em que a genética ‘Eva’, no entanto, é improvável que os dois tenham entrado em contato com o outro.

Os resultados foram baseados na análise mais completa do cromossomo Y masculino e servem para derrubar a estimativa anterior que sugeriu um ancestral comum do homem vivia apenas 50.000 – 60.000 anos atrás.

Além disso, a pesquisa também ofereceu pistas para indicar a localização geográfica, na África, que seria a mais provável dos primeiros seres humanos.

"É muito emocionante", disse o geneticista Melissa Wilson Sayres. "Podemos começar a entender exatamente de onde viemos fisicamente."

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
1 comentário