Voyager 1 da NASA já deixou o sistema solar

Renê Fraga
2 min de leitura

voyager-1

Voyager 1 da NASA tornou-se o primeiro objeto feito pelo homem a chegar ao espaço interestelar. Quando foi lançada em 1977, poucos teriam previsto que a Voyager 1 ainda estaria firme e forte depois de 36 anos ao viajar pelo espaço.

Agora, depois de uma viagem que tem levado a sonda para mais longe do que qualquer outro objeto feito pelo homem na história, a nave espacial deixou oficialmente o sistema solar  e está a uma distância de 19 bilhões de quilômetros do Sol e agora está viajando através do vazio interestelar.

Uma das maiores dificuldades que os cientistas têm está em determinar onde exatamente termina o sistema solar e começa o espaço interestelar. No ano passado, a nave atravessou uma região de gás ionizado que seria a última fronteira sob a influência do sol.

Os cientistas acompanharam atentamente a sua evolução para determinar quando a sua jornada havia finalmente partido para esta região de transição.

"O trabalho duro da equipe em construir uma nave espacial durável e a cuidadosa gestão dos recursos limitados da Voyager compensaram em um novo marco para a NASA e para a humanidade", disse Voyager gerente de projeto Suzanne Dodd.

"Esperamos que os instrumentos da Voyager continuem a enviar dados até pelo menos 2020. Mal podemos esperar para ver o que os instrumentos da Voyager vão nos mostrar sobre o espaço profundo."

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário