Astrônomos descobrem a galáxia mais distante

Renê Fraga
1 min de leitura

galaxia

Uma equipe internacional de astrônomos detectou uma galáxia, que está a 30 bilhões de anos luz de distância.

A galáxia foi encontrada usando o Telescópio Espacial Hubble e, posteriormente, confirmado através do Observatório Keck, no Havaí.

Com 13 bilhões de anos, a distância da galáxia em anos-luz é muito maior do que a sua idade, devido à expansão do Universo.

"Esta é a galáxia mais distante que já encontramos", disse o pesquisador Steven Finkelstein. "Estamos vendo essa galáxia como era há 700 milhões de anos após o Big Bang".

Com apenas 1-2% da massa da Via Láctea, a nova descoberta é muito menor,mas muito mais ativa na produção de estrelas do que a nossa própria galáxia.

Astrônomos esperam aprender mais sobre o universo e o Big Bang, observando algumas das primeiras estrelas e galáxias conhecidas que foram formadas.

"Este é um passo importante, mas precisamos continuar buscando mais", disse o professor Alfonso Aragon-Salamanca.

"Quanto mais longe formos, mais perto chegaremos de descobrir as primeiras estrelas que já se formaram no Universo. A próxima geração de telescópios vai tornar isso possível."

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário