Nem todos os pesadelos invocam o medo, diz estudo

Renê Fraga
2 min de leitura

pesadelo

Os cientistas têm vindo a investigar as emoções específicas que separam um pesadelo de um sonho ruim.

Enquanto a maioria de nós vai acordar no meio da noite, depois de experimentar um sonho particularmente assustador, os pesquisadores agora acreditam que nem todos os pesadelos envolvem o elemento de medo.

Em vez disso, até a metade dos sonhos inquietantes que vivenciamos pode girar em torno de outras emoções, como a raiva ou tristeza. A equipe coletou mais de 10.000 relatos de sonhos de 572 respondentes e analisou ??os aspectos emocionais de ambos os pesadelos (que faz a pessoa acordar) e sonhos ruins (que, geralmente, não causam o despertar.)

O que eles descobriram foi que pesadelos tendem a apresentar algum tipo de ameaça física, como sendo perseguido ou cair de uma grande altura, enquanto sonhos ruins tendem a girar em torno de algum tipo de violência psicológica, como um conflito interpessoal ou constrangimento público.

“Morte, preocupações com a saúde e ameaças são temas comuns em pesadelos, mas seria errado pensar que caracterizam todos os pesadelos” disse o autor Dr. Geneviève Robert. “Às vezes, é o sentimento de uma ameaça ou de uma atmosfera sinistra que faz com que a pessoa desperte.”

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário