Pequenos detritos na Lua podem colocar a vida de astronautas em risco

Renê Fraga
1 min de leitura

astronauta

Futuros astronautas na Lua irão arriscar suas vidas depois que uma fonte totalmente inesperada de perigo foi detectada.

Cientistas acreditam que qualquer pessoa que visite a superfície lunar no futuro poderá estar em risco de ser atingido por detritos pequenas lançados por impactos de meteoritos.

Com apenas um sexto da gravidade da Terra e sem a resistência do ar, qualquer impacto sobre a superfície da Lua tem o potencial de espalhar centenas de pedaços de detritos quilômetros a velocidades semelhantes à de uma espingarda.

Professor Mark Robinson e seus colegas da Universidade do Estado do Arizona utilizou imagens do Lunar Reconnaissance Orbiter para observar a propagação de detritos de locais.

Em um exemplo, eles encontraram 248 pedaços de detritos ejetados por um meteorito que havia golpeado a superfície há mais de 30km de distância.

“Eles ficaram espalhados em grandes distâncias. Apesar de 100m/s ser baixa velocidade, você certamente não quer ser atingido com material chegando a 100m/s. Isso é a velocidade de um tiro de espingarda”.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário