Nasa começa a construir nave espacial que vai pousar em asteroide

Renê Fraga
1 min de leitura

sonda-nasa

A sonda OSIRIS-REx irá visitar um asteroide próximo, obter amostras e, em seguida, enviá-los para a Terra.

O empreendimento representa a primeira missão dos EUA em recolher e trazer materiais de um asteroide e deve ser anunciada no segundo semestre de 2016.

A espaçonave vai gastar dois anos viajando para Bennu, um asteroide descoberto em 1999, que mede 493 metros de diâmetro e que seria uma ameaça potencial para impacto em nosso planeta no futuro.

Cinco instrumentos à bordo irão realizar uma análise detalhada do objeto ao longo de 12 meses e terminar com a coleta de várias amostras que serão então levadas de volta para a Terra em 2023.

“A missão CDR (Critical Design Review) é uma grande realização, mas a parte mais difícil ainda está na frente de nós: a construção, integração e testar o sistema de voo em um lançamento planetário apertado”, disse o gerente de projeto Mike Donnelly.

A missão terá como objetivo aprender o máximo possível sobre a ameaça representada pelos asteroides próximos da Terra, bem como de compreender a origem dos materiais orgânicos que levam ao desenvolvimento da vida em nosso planeta.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário