Força Aérea dos EUA vai desmantelar HAARP

Renê Fraga
2 min de leitura

haarp

O polêmico projeto deve ser totalmente abandonado até o final do verão americano.

Criado em 1993, HAARP (High Frequency Active Auroral Research Program) tem sido objeto de teorias da conspiração por anos.

Objetivos oficiais do projeto eram de analisar a ionosfera da Terra e investigar possíveis melhorias na tecnologia na ionosfera, mas agora, depois de mais de três décadas de experiências, o programa será encerrado no final deste ano.

“Nós estamos seguindo em frente em outras maneiras de gerir a ionosfera, com o qual o HAARP foi realmente concebido para fazer”, disse David Walker da Força Aérea dos EUA. “Injetar energia na ionosfera para sermos capazes de realmente controlá-la. Este trabalho foi concluído.”

Com um orçamento de mais de US$ 290 milhões e a capacidade de direcionar a energia diretamente para a ionosfera, HAARP adquiriu uma reputação entre os teóricos da conspiração.

Alguns acreditam que o projeto é capaz de controlar a mente das pessoas ou manipular o clima, enquanto outros acusam o governo de usá-lo para produzir tornados e terremotos.

“Devido a alguns problemas do departamento, incluindo um baixo retorno a longo prazo, vamos priorizar nossos investimentos”, disse Alan Shaffer, secretário-assistente da defesa para pesquisa e engenharia.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário