O conceito de “livre arbítrio” é uma ilusão?

Renê Fraga
1 min de leitura

livre-arbitrio

Os cientistas acreditam que o livre arbítrio pode ser devido a flutuações de ruído no fundo do cérebro.

Como espécie nós gostamos de acreditar que nossas ações são regidas pelas nossas próprias decisões e que temos a capacidade de fazer escolhas autônomas que acharmos conveniente.

Alguns acreditam, porém, que o próprio conceito de livre-arbítrio poderia ser apenas uma ilusão. Cientistas do Centro para a Mente e Cérebro da Universidade da Califórnia descobriram recentemente que as escolhas que fazemos podem realmente ser influenciada pela atividade no fundo do cérebro.

Sua conclusões foram baseadas em um experimento em que voluntários foram convidados a olhar para uma tela antes de tomar uma decisão se deveriam olhar para a esquerda ou direita.

O que os pesquisadores descobriram foi que era possível prever a escolha qualquer pessoa faria, observando sua atividade cerebral, antes de terem realmente tomado uma decisão.

“O estado do lado direito do cérebro, antes da apresentação, determina se você vai assistir para a esquerda ou para a direita”, disse o Dr. Jesse Bengson.

“A nossa descoberta mostra que as decisões são influenciadas também pelo ruído neural dentro de um dado momento.”

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
1 comentário