Cometas poderiam ter iniciado a vida na Terra

Renê Fraga
2 min de leitura

cometas

Os cientistas demonstraram que o impacto de um cometa poderia dar inicio a formação de moléculas complexas.

O processo exato pelo qual as primeiras formas de vida surgiram em nosso planeta a quatro bilhões de anos, se mantém dentro de um intenso estudo e debate durante séculos.

Uma teoria, que propõe que os cometas foram o pontapé inicial para a vida na Terra, tem recebido um grande impulso graças a uma equipe de pesquisadores japoneses que encontraram uma forma de demonstrar o que acontece quando um cometa atinge a superfície do planeta.

Para alcançar este objetivo a equipe criou uma “sopa” especial de aminoácidos, gelo e rocha e em seguida, disparou através de uma arma propulsora para simular os efeitos de uma colisão cometa.

O que eles descobriram foi que a força do impacto tinha fundido alguns dos aminoácidos juntos como peptídeos – o primeiro passo no caminho para a formação de moléculas mais complexas.

“Esta descoberta indica que impactos de cometas quase certamente desempenharam um papel importante no fornecimento de sementes da vida na Terra primitiva”, disse o Dr. Haruna Sugahara.

“Ele também abre a possibilidade de que vamos de uma evolução química semelhante em outros corpos extraterrestres, começando com peptídeos cometários.”

“Impactos de cometas estão normalmente associadas a extinção em massa na Terra, mas isso também ajudou a dar um pontapé no processo de início da vida em primeiro lugar”.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário