NASA monta escritório de defesa planetária

Renê Fraga
2 min de leitura

cometa-impacto

Uma nova área foi criada para ajudar a coordenar os esforços para proteger a Terra contra asteroides apocalípticos.

Em um movimento que lembra um filme-catástrofe de ficção científica, a NASA consolidou seus esforços para proteger o planeta contra asteroides, fundando o Instituto de Coordenação e Defesa Planetária (PDCO) que irá controlar todas as suas tentativas para rastrear e analisar asteroides próximos da Terra.

“A detecção de asteroides, acompanhamento e defesa do nosso planeta é algo que a NASA, os seus parceiros interagências e a comunidade global levamos muito a sério”, disse John Grunsfeld da NASA.

“Embora não existam ameaças de impacto conhecidos neste momento, a super-bola de fogo em Chelyabinsk (2013) e o recente asteroide de ‘Halloween'”, nos lembram que precisamos permanecer vigilantes e manter nossos olhos para o céu.

“O objectivo a longo prazo será de, eventualmente, detectar todas as ameaças de asteroides com antecedência enquanto também desenvolvemos maneiras de realizar uma missão de deflexão de asteroides em caso de necessidade”.

A criação do Gabinete de Coordenação e Defesa Planetária torna evidente que a agência está empenhada em realizar um papel de liderança nos esforços nacionais e internacionais para a detecção destes perigos de impactos naturais e de estar envolvido no planejamento se houver uma necessidade de defesa planetária.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário