Astronautas ouviram som misterioso no lado escuro da Lua

Renê Fraga
2 min de leitura

lado-escuro-lua

A tripulação da Apollo 10 recorda ter ouvido uma “estranha música” do espaço enquanto estavam em órbita do outro lado da lua.

O incidente peculiar, que teve ocorreu cerca de dois meses antes do histórico pouso lunar da Apollo 11, foi uma surpresa para os astronautas que chegaram a debater se eles deveriam ou não relatar o que tinham presenciado para a NASA.

Descrito como uma “estranha música de outro mundo que veio pelo módulo de rádio da Apollo”, o áudio anômalo foi captado durante a travessia da sonda pelo lado escuro da lua, onde o sinal de rádio e contato visual com a Terra é perdida por até uma hora.

“Parecia que, você sabe, havia um tipo de música no espaço exterior”, um dos astronautas teria dito. “Você ouviu isso? Isso é um assobio? Whooooooooo! Bem, isso com certeza é uma música estranha!”

O caso misterioso, que permaneceu trancado nos arquivos da NASA até relativamente pouco tempo, é o tema de uma próxima série de TV intitulada “Arquivos Inexplicados da NASA”.

“A lógica me diz que se havia algo ecoando por lá, então havia algo lá”, disse o astronauta Al Worden que voou para a lua como parte da missão Apollo 15 em 1971.

“Se você está atrás da lua e ouve algum ruído estranho em seu rádio, e você sabe que a sintonia está bloqueada a partir da Terra, então o que você poderia possivelmente pensar?”

Você pode ouvir o som no vídeo abaixo (por volta do minuto 2:15):

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
1 comentário