Sonda Rosetta é destruída em colisão com cometa

Renê Fraga
1 min de leitura

A nave espacial Rosetta, da ESA, saiu do ar após uma colisão planejada com o cometa 67P.

Lançada em 2004, ela foi a primeira sonda espacial a orbitar em torno de um cometa e chegou ao seu destino após uma viagem através do espaço por mais de 10 anos.

Além de Rosetta, o módulo pousador Philae também entrou para os nos livros de história ao tornando-se o primeiro objeto artificial a pousar na superfície de um cometa.

Agora, com suas reservas de combustível quase esgotadas, Rosetta terminou sua missão histórica ao sofrer uma aterrissagem forçada para a superfície do cometa nesta manhã.

rosseta-67p

As imagens finais mostram um close-up de superfície do cometa de uma altura de 50 metros.

“È isso”, disse o gerente da missão Patrick Martin. “Eu posso anunciar o sucesso desta descida histórica de Rosetta no 67P e o fim da missão primária de Rosetta”.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário