NASA vai criar o ponto mais frio do universo

Renê Fraga
1 min de leitura

Uma nova experiência terá como objetivo congelar átomos de gás até um bilionésimo de grau acima do zero absoluto.

A experiência, que será realizada a bordo da Estação Espacial Internacional, usará lasers e uma câmara de vácuo para criar algo conhecido como Condensado de Bose-Einstein – um estado de matéria que só pode ser alcançado em temperaturas extremamente baixas.

“Estudar esses átomos hiper-frios poderia remodelar nossa compreensão da matéria e da natureza fundamental da gravidade”, disse o cientista do projeto Robert Thompson.

“Os experimentos que faremos no laboratório Cold Atom nos darão uma visão da gravidade e da energia escura – algumas das forças mais difundidas no universo.”

A temperatura dos átomos será, de fato, reduzida a tal ponto que eles vão acabar mais de 100 milhões de vezes mais frio do que o vácuo do espaço profundo.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário