Caçadores de mamutes eram mais altos que os outros humanos

Renê Fraga
1 min de leitura

Um novo estudo ligou uma população pré-histórica de caçadores de mamutes com algumas das pessoas mais altas de hoje.

Homens de países como a Bósnia-Herzegovina, Holanda e Croácia são, em média, muito mais altos do que a maioria das outras pessoas.

Cientistas vem rastreando esta característica até o Período Cultural Gravetiano no Paleolítico Superior que existiu entre 50.000 e 10.000 anos atrás.

Os restos de homens gravetianos sugeriram que estes caçadores pré-históricos cresceram ao redor de 1,8 metros que, embora não sejam altos para os padrões de hoje, era incríveis para este período de tempo.

Pensa-se que uma combinação de fatores de estilo de vida e nutrição deu origem à sua impressionante estatura.

“O gravetianos são a cultura pré-histórica mais importante da Europa Paleolítica Superior e às vezes é chamado de ‘cultura de caçadores de mamutes'”, disse o autor principal do estudo Pavel Grasgruber.

“Eu suspeito que esta especialização associada com um excesso de proteínas de alta qualidade e baixa densidade populacional criou condições ambientais levando à seleção de machos excepcionalmente altos”.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
1 comentário