Empresa quer colocar uma torre de celular na Lua

Renê Fraga
2 min de leitura

Uma startup alemã tem como objetivo aterrissar rovers na Lua que se comunicará usando a tecnologia do celular.

A empresa, que conhece o nome de PT Scientists (Cientistas de meio período), planeja enviar um lander e dois rovers para a superfície lunar antes do final do ano que vem.

Além de visitar o local de pouso da Apollo 17, a missão terá como objetivo configurar e usar uma estação base LTE padrão para comunicação – algo que nunca foi testado na Lua antes.

A empresa já tem um acordo com um dos principais provedores de serviços móveis para ajudar a fazer a ideia funcionar.

“Estamos cooperando com a Vodafone para fornecer estações de base LTE na lua”, disse Karsten Becker, chefe de integração e integração eletrônica da empresa.

“O que pretendemos fazer é fornecer serviços comerciais para trazer bens para a lua e também para prestar serviços na superfície da lua”.

A empresa reservou um lugar para a sua espaçonave em um foguete Falcon 9, que será lançado em 2018.

“Nós iremos até a Lua e desembarcaremos nossos dois rovers, o rover ‘Audi lunar quattro’, com o qual vamos dirigir até Apollo 17 “, disse Becker.

“Os dois rovers são essencialmente celulares que se comunicarão o nosso o Lander Alina, que serve como uma estação de base LTE, e a Alina nos comunicará os dados”.

“Usar o modem LTE para transmitir nossos dados é muito mais eficiente em termos de energia do que usar a comunicação terrestre direta”.

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário