Construtores de Stonehenge usaram o teorema de Pitágoras

Renê Fraga
2 min de leitura

Os construtores do monumento neolítico usaram o teorema de Pitágoras 2.000 anos antes mesmo de Pitágoras nascer.

A surpreendente descoberta foi revelada em um novo livro que descreve uma “coincidência” com o solstício de verão – uma data de particular importância para Stonehenge e seus construtores.

O teorema de Pitágoras, que tem sido usado há milhares de anos, afirma que, em um triângulo retângulo, o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos outros dois lados.

De acordo com os autores do livro, quatro pedras sarsen estabelecidas até 2750 aC representam a evidência mais convincente até agora de que os construtores neolíticos do monumento entenderam este conceito milhares de anos antes do próprio Pitágoras ter nascido.

As quatro pedras, quando divididas ao meio na diagonal, formam um perfeito triângulo pitagórico de 5:12:13, enquanto as oito linhas que irradiam dessas formas se alinham perfeitamente com os solstícios e equinócios.

“As pessoas costumam pensar em nossos ancestrais como homens das cavernas, mas também eram astrônomos sofisticados”, disse o colaborador e editor John Matineau.

“Eles estavam aplicando a geometria de Pitágoras mais de 2000 anos antes de Pitágoras nascer”.

“Vimos triângulos e quadrados duplos usados, que são versões simples da geometria de Pitágoras. E então temos essa síntese em diferentes locais de números solares e lunares.”

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário