Andrômeda matou e comeu nosso irmão galáctico

Renê Fraga
1 min de leitura

Os cientistas descobriram que a Via Láctea já teve um irmão que foi consumido pela nossa galáxia vizinha.

Em um novo estudo, cientistas reconstruíram eventos que ocorreram dois bilhões de anos atrás, realizando um levantamento detalhado das estrelas encontradas no fraco halo que cerca a galáxia de Andrômeda.

Originalmente pensado para ter sido construído a partir de múltiplas galáxias menores durante um longo período de tempo, acredita-se que este misterioso halo tenha se formado principalmente dos remanescentes do M32 – uma galáxia satélite que já foi do mesmo tamanho que a nossa antes de suas camadas externas terem sido consumidas.

“É como uma criança jantando, depois olhando no chão e encontrando migalhas de pão por toda parte”, disse o pesquisador pós-doutorado Richard D’Souza, da Universidade de Michigan.

“Você sabe o que foi comido.”

Depois de ser canibalizado, o M32 foi reduzido a pouco mais do que um núcleo pequeno e denso.

“Foi chocante perceber que a Via Láctea tinha um irmão grande e nunca soubemos disso”, disse o co-autor do estudo, Eric Bell. “Astrônomos estudam o Grupo Local – a Via Láctea, Andrômeda e seus companheiros – há tanto tempo.”

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário