Enorme meteorito explode no sul do Brasil

Renê Fraga
1 min de leitura

Um grande meteorito cruzou o céu brasileiro na semana passada, caindo sobre o estado do Rio Grande do Sul.

A bola de fogo luminosa entrou na atmosfera e se desintegrou em uma explosão nas cidades de Nova Petrópolis, Canela e Gramado. O fenômeno não causou danos ou vítimas e foi gravado pelas câmeras de um observatório local.
Anúncios por

Segundo o professor Carlos Fernando Jung, do observatório espacial Helley & Jungo, o meteorito – devido ao seu intenso brilho classificado como bólido – entrou na atmosfera da Terra a 106,4 quilômetros de altura e se extinguiu em uma explosão a uma altura de 67,1 quilômetros acima das cidades mencionadas.

O observatório que registrou, sob diferentes ângulos, as impressionantes imagens do meteorito entrando na atmosfera está localizado em Taquara, na região metropolitana de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul.

Segundo Jung, a bola de fogo estava chegando a uma velocidade de 44,8 quilômetros por segundo. “O impacto da proximidade de Taquara com esta região (das montanhas) produziu um brilho intenso quando explodiu”, disse ele.

“Embora estejamos no período de chuva de cometas, o meteorito registrado não pertence a esse fenômeno”, disse Jung.

https://youtu.be/fANqi_0J_Hs
Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário