Ceticismo cerca possível vida em Vênus

Renê Fraga
2 min de leitura

Pode ser um pouco prematuro concluir que a detecção de fosfina em Vênus é uma indicação de vida alienígena.

No início deste mês, houve muita agitação quando os cientistas anunciaram a descoberta da fosfina – um indicador potencial de vida extraterrestre – na atmosfera do planeta Vênus.

Com temperaturas de superfície superiores a 860 graus e pressões atmosféricas esmagadoras que são mais de 100 vezes as encontradas em nosso próprio planeta, as condições em Vênus são inegavelmente infernais, razão pela qual nunca foi realmente considerada uma das principais candidatas na busca por vida em nosso planeta. sistema solar.

Mas quão significativa é a descoberta da fosfina e ela realmente aponta para a vida venusiana?

Do jeito que as coisas estão, será necessária muita pesquisa adicional – bem como pelo menos uma missão espacial – para determinar se algo pode estar vivendo nas nuvens de Vênus.

“Obviamente, se estiver correto, é um resultado extremamente legal e potencialmente tem implicações profundas”, disse o cientista John Carpenter, do Atacama Large Millimeter / submillimetre Array (ALMA), no Chile.

“Mas grandes afirmações exigem grandes evidências.”

Por um lado, será necessário avaliar se a detecção original da fosfina foi mesmo precisa – alguns cientistas questionaram a precisão das descobertas.

Em segundo lugar, é importante determinar se a presença de fosfina é ou não uma indicação de vida e, se for, qual a probabilidade de ser esse o caso em Vênus.

“Você criou uma narrativa falsa”, disse o químico Lee Cronin, da Universidade de Glasgow. “A fosfina está presente em Vênus, e a fosfina foi vista na biologia da Terra;

“Acho o que esses caras estão fazendo é super interessante”, acrescentou. “Eu só acho que eles deveriam ter moderado ainda mais judiciosamente.”

Seguir:
Renê Fraga é criador do Arquivo UFO e editor-chefe do Eurisko. Atua com projetos digitais desde 1996 e mantém interesse contínuo pela ufologia, história e investigação de fenômenos aéreos não identificados. No Arquivo UFO, dedica-se à preservação de registros históricos, documentos e análises contextuais, conectando passado e presente em uma abordagem crítica e investigativa.
Nenhum comentário